o citta

O Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - CITTA - foi criado com a missão de dinamizar e fomentar a inovação na Paraíba e na região Nordeste. Sediado na cidade de Campina Grande - PB, que é reconhecida internacionalmente como um dos polos tecnológicos na produção de conhecimento no país, graças a sua rede de centros de formação técnica e universidades, que está em constante expansão, contando com diversos cursos que são referência na área de inovação e produção tecnológica.

Neste ambiente, o CITTA terá uma atuação com impacto direto no planejamento, na estruturação, na implantação e na gestão de um ecossistema de negócios capaz de receber, criar e consolidar empreendimentos de nível internacional, que atendam a demandas oriundas de todo o território nacional e fora dele, através da cooperação entre universidades, empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais e governamentais, institutos de pesquisa, incubadoras de empresas e agentes de financiamento de projetos de base tecnológica. Com tal posicionamento estratégico, as ações integradoras e articuladas do CITTA irão viabilizar uma melhor captação de oportunidades, ensejadas pela Lei de Inovação, Lei do Bem e demais instrumentos de apoio às Inovações Tecnológicas.

Dentre as atividades a serem conduzidas pelo CITTA, destacam-se:

• Implantação de serviços inteligentes autossustentáveis às empresas da região e aos governos estaduais e municipais para apoiar os processos de inovação;

• Oferta de instalações e outras facilidades de infraestrutura, comunicação e logística para as empresas consorciadas;

• Organização de serviços de informação tecnológica às empresas, governos e universidades da região e, em particular, do Estado da Paraíba;

• Estímulo ao surgimento de empreendimentos de venture capital para gerar oportunidades de investimento de risco para as empresas consorciadas;

• Realização de estudos, projetos e pesquisas orientados à geração, apropriação e compartilhamento de conhecimentos necessários à promoção de inovações tecnológicas;

• Mapeamento de tecnologias de domínio público e de baixo custo para promoção de empreendimentos inovadores com orientação social.

Os empreendimentos consorciados poderão ser de pequeno, médio e grande porte, sendo instalados em duas etapas:
1) inicialmente, empresas existentes e já em operação com projetos de inserção local, regional ou nacional (portfólio de C&I local vs. mercados, em sintonia com as áreas estratégicas do PAC C&T&I); 2) em seguida, empresas com outros projetos inovadores e relevantes que precisem de um ambiente para o seu pleno desenvolvimento.

Ainda na etapa 1, serão também atraídos pelo menos três empreendimentos âncoras, a serem escolhidos pela sua importância no mercado de TIC (benchmarking nacional ou internacional) e conduta na realização de parcerias e investimentos junto às empresas consorciadas.

Telmo Araújo

O nome do Centro de Inovação é uma homenagem ao professor Telmo Araújo, natural de Recife, PE, devido a sua inestimável contribuição ao ensino na graduação e na pós-graduação, à pesquisa e à extensão durante mais de 20 anos na UFPB e UFCG , e à promoção do empreendedorismo inovador no Brasil.

Pós-doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França, Telmo Araújo teve um valioso papel no processo de consolidação de Campina Grande como polo tecnológico. Foi chefe do departamento e coordenador de graduação e da pós-graduação em Engenharia Elétrica. Também foi secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB), presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), membro do Conselho Diretor do Sebrae Nacional, secretário de Planejamento de Campina Grande, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), coordenador do Centro de Internalização de Software (TecOut Center) e representante do Governo Federal na China.

Fundação PaqTcPB

A Fundação PaqTcPB, desde a sua criação em 1984, vem apoiando empreendimentos inovadores que se instalam nos arredores de importantes centros de formação e pesquisa em nosso Estado. Na cidade de Campina Grande, um destaque deve ser dado às iniciativas que surgiram junto ao Polo Tecnológico de Bodocongó, região diferenciada da cidade, na qual se encontram instaladas as universidades UFCG e a UEPB, a Escola Técnica Redentorista de Eletroeletrônica, a Fundação PaqTcPB, a FAPESQ, o Centro Tecnológico do Couro e Calçado (CTCC) do SENAI, um Hospital Fundação e empresas de base tecnológica. É nesta região diferenciada que, desde 1996 com a instituição da zona especial de desenvolvimento no âmbito do Plano Diretor do Município, diferentes atores públicos e privados articulam e promovem a atração e fixação de empreendimentos inovadores em diferentes nichos de negócio – TIC, Engenharias (destaques para Petróleo e Gás, Novos Materiais, Energias Renováveis) e Agronegócio.

Parceiros

As ações iniciais de implantação e operação do CITTA seguem as diretrizesestabelecidas por um Conselho Superior de Entidades constituído por representantes legais do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Associação Comercial de Campina Grande, Sebrae PB e Fundação PaqTcPB.